Trabalhar Home Office em Ceará

Trabalhar Home Office em Ceará

Home office ou escritório em casa, também chamado de trabalho remoto, trabalho à distância ou teletrabalho, é uma tendência mundial que a cada ano ganha mais adeptos.

O home office trata-se de permitir que uma pessoa tenha a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar, desde que tenha a disposição de algumas ferramentas para seu trabalho, como computador com conexão à internet.

trabalhar home office

É possível trabalhar home office a partir de três tipos de arranjo: sendo funcionário de uma empresa (modalidade chamada de teletrabalho), sendo freelancer (trabalhando por projetos avulsos) ou como empresário de uma empresa home based (que tem sua sede em uma residência). Com a expansão das redes de comunicação e a popularização dos dispositivos portáteis como laptopssmartphones e tablets, este tipo de trabalho atravessou as paredes da casa e ganhou o mundo, permitindo que atividades sejam realizadas de qualquer lugar onde exista um sinal de internet disponível.

Trabalhar em casa não é uma ideia nova. Já nos burgos da Idade Média, a loja ou oficina ficava no térreo e a casa no andar de cima (ou nos fundos). E esta fórmula funcionou muito bem até o século XIX, quando a Revolução Industrial levou os trabalhadores para as fábricas.

Foi nos Estados Unidos em 1857 que o processo de home office começou a dar seus primeiros passos por conta das tarefas sendo desenvolvidas com o apoio de um telégrafo, sistema utilizado para transmissão e recepção de mensagens. Para atender as funções de um operador, o próprio(a) não tinha necessidade de estar presente no local para executar as demandas. O mais importante era construir uma infraestrutura para compartilhar as mensagens. O termo teletrabalho começou a ganhar força na década de 1970 por conta da crise do petróleo, atingindo profundamente a economia mundial da época. Os custos para deslocamento prejudicavam as finanças da empresa, portanto as empresas começaram a adotar o trabalho em casa para seus colaboradores como uma solução mais econômica que a época exigia.

Rolar para cima
×